Há um lugar escuro, mas tão escuro, que não apenas é impossível encontrar a saída. Ela parece não existir. A desesperança e o sentimento de que não vale a pena abrir os olhos mais uma vez, que respirar é um fardo, que nada dará certo, precede ao pensamento de morte, ao desejo de acabar com a própria vida.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada 45 minutos, um(a) brasileiro(a) se suicida. Desse número alarmante, mais um dado: em 90% dos casos poderia haver uma prevenção. O suicídio, na mente de quem o comete, é o desfecho final. É a tentativa de colocar um fim à dor que angustia, que amargura, que fere a alma e consome as energias. Para os conhecidos da vítima, muitas vezes fica a dúvida no ar, o que poderia ter sido feito para conter a situação? (texto de: Estevão Reis).

Chega de tabu. Vamos falar sobre o suicídio?

Durante o mês de setembro o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) em parceria com diversos setores, desenvolverá uma campanha de sensibilização para a população mangueirense, e na quarta-feira dia 05 de setembro acontecerá o Dia “D” Setembro Amarelo intitulado: “Pela Valorização da Vida, Diga Não ao Suicídio”.

A abertura da campanha será no CAPS as 07h30min. Após, movimentar-se-á o Comitê Municipal de Saúde Mental pelo comércio e setores públicos prestando esclarecimento e levando informações sobre os fatores de risco, os fatores de proteção, os sinais de alerta, como ajudar e para onde encaminhar um conhecido que esteja passando por esta situação. O mês seguirá com a divulgação através de palestras nos grupos terapêuticos do CAPS e escolas que fizerem esta solicitação.

Com isso, o CAPS e a Secretaria de Saúde de Mangueirinha convidam a população em geral para fazer parte desta mobilização.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here