O avanço de uma massa de ar polar, que deve atingir o Estado nesta quinta-feira (20), deve provocar frio intenso em Santa Catarina – conforme aponta um alerta da Defesa Civil. A sensação de frio permanece na sexta-feira (21), ao longo do dia, com pouca amplitude térmica devido à nebulosidade.

Segundo a Defesa Civil, na sexta-feira, as mínimas devem ser muito baixas em todas as regiões do Estado: de até -4°C no Planalto Sul, -1°C no Oeste e Meio Oeste, 0°C no Planalto Norte e Grande Florianópolis Serrana, 3°C no Litoral Sul e Alto Vale do Itajaí e 6°C no Baixo Vale, Grande Florianópolis Litorânea e Litoral Norte.

Nos dois dias, as temperaturas máximas também serão baixas e não devem passar dos 10°C na serra e dos 14°C nas demais áreas. No sábado  (22) e no domingo (23), as temperaturas mínimas ainda devem ser baixas, com formação de geada ampla, devido a condição de céu aberto.

Possibilidade de neve

A Defesa Civil alertou que, devido às condições de temperaturas muito baixas e alta umidade relativa do ar, existe a chance de neve e chuva congelada no Estado. Os fenômenos climáticos devem ser registrados nas regiões do Planalto Sul, Grande Florianópolis Serrana, Meio Oeste e Planalto Norte, entre a noite de quinta-feira e manhã de sexta-feira