A sexta-feira, 21 de agosto, amanheceu cinzenta e fria em Curitiba, mas a tão esperada neve não veio.O frio chegou intenso em várias regiões do estado e até as 6h da manhã, segundo o Simepar, ainda não havia registro de neve em nenhum local do Paraná. A condição ideal para a neve inclui temperaturas negativas e a formação de garoa. A garoa esteve presente em Curitiba nesta madrugada, mas faltou o frio.

Em Curitiba, a mínima na manhã desta sexta-feira (21) atingiu os 4,2ºC com sensação térmica de 1ºC. No leste, entre o litoral e a Região Metropolitana de Curitiba, parte dos Campos Gerais e no norte ainda há registro de garoa/chuva fraca.

Samuel Braun, meteorologista do Simepar, afirma que entre o oeste, sudoeste e o centro-sul as temperaturas são mais baixas em função da ausência de nuvens. Palmas, na região Sul paranaense, registrou a menor temperatura com -2,8ºC. Também no Sul, General Carneiro teve mínima de 0ºC, enquanto que em Cascavel, no oeste, foi observada mínima de -1ºC.

Na noite desta quinta (20), o Instituto MetSul, afirnou que não era possível descartar a possibilidade de neve em Curitiba nesta sexta (21), porém a chance é pequena. “Modelo WRF projeta 2°C a 4°C com precipitação para Curitiba e São José dos Pinhais e com a atmosfera muito resfriada, em tese condições propícias.  Um local que merece atenção é o Pico Paraná pela sua grande altitude e proximidade de Curitiba”, diz tambémn a previsão do instituto, que foi o mesmo que acertou a previsão de neve na capital paranaense em 2013.

em previsões desde quarta (20). Na madrugada desta sexta (20), o Simepar garantiu que a possibilidade de neve na capital era “praticamente nula”: “No último evento de neve em Curitiba a temperatura estava perto de 2°C. Para esta sexta a mínima é de 4°C, por isso a chance é praticamente nula. Garoa deve ter, o que falta é um pouco de frio. Nos picos e serras da região (Araçatuba, Ibitiraquire) condição é mais elevada”. A previsão de neve nas regiões de Palmas e General Carneiro, no interior do Paraná, no entanto, são consideradas por todos os institutos. Nesta quinta, houve registro de neve em cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

 

Informaçōes bem Paraná