A morte do médico Marcos ètyk Sereja, 34 anos, natural de Paranavaí, mas morador de Guaratuba, no litoral do Paraná, gerou comoção na cidade. Nesta tarde de quinta-feira, 3 de setembro, colegas, amigos e pacientes do médico farão um carreata silenciosa em memória do jovem profissional que faleceu nesta quarta-feira, dia 2, vítima da Covid-19. Todos estarão vestidos de branco.

O médico, de 34 anos, nasceu em Paranavaí, e atuava desde 2014 em Guaratuba, já atendeu nas Unidades Básicas de Saúde do Coroados, Cohapar, Caieiras e Mirim e no Pronto Socorro Municipal.  A carreata sairá às 16h da Secretaria da Saúde, na rua Ponta Grossa, 330, e vai se dirigir ao Parque de Eventos, onde será realizada uma cerimônia em sua homenagem e a todas as vítimas da Covid-19 em Guaratuba.

A cidade já perdeu 15 pessoas para a doença. No mesmo dia em que morreu o dr. Sereja, faleceu, no Hospital Regional do Litoral, o empresário Pedro Duarte, de 67 anos, que deixa família e muitos amigos.

A prefeitura de Guaratuba emitiu uma nota de pesar pela morte do médic e outros 14 moradores.

Leia a nota na integra

O MUNICÍPIO DE GUARATUBA LAMENTA A PERDA DE 15 CIDADÃOS PARA A COVID 19, DENTRE ELES O MÉDICO MARCOS SEREJA

Desde a segunda quinzena de março de 2020, Guaratuba e a totalidade dos Municípios brasileiros vêm enfrentando o invisível inimigo chamado novo coronavírus.

No princípio o enfrentamento se caracterizou por investimentos na aquisição de novos respiradores, mais equipamentos de proteção individual, adaptações de espaços, testes rápidos, treinamento de servidores da saúde e sim, na publicação de normas de distanciamento social e em sua fiscalização. Depois, o enfrentamento passou a ter o componente da efetiva chegada da doença em nossa cidade. Então, nossos profissionais da saúde passaram a testar, a fechar diagnósticos, a tratar doentes em domicílio, em tratá-los  em nossa unidade de cuidados intermediários e também a encaminhar os doentes mais graves para unidades de alta complexidade.

Mas a COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, em sua crueldade, trouxe consigo a morte. Lamentavelmente, até à presente data, já levou 15 cidadãos guaratubanos, fazendo sofrer tanto nossas famílias quanto os profissionais que lutam para manter pessoas vivas e para minimizar seu sofrimento.

E entre esses 15 cidadãos está o Dr. Marcos Sereja, um dos nossos médicos, que bravamente lutou contra a COVID e que no dia 02 de setembro, amargamente, acabou perecendo.

Cada colega de trabalho, cada servidor municipal, cada pessoa que compõe a administração do Município e certamente cada morador de Guaratuba lamenta profundamente seu falecimento. Ele fará muita falta, com seu olhar de menino, seu sorriso constante, sua humanidade no trato com os pacientes e equipe.

Guaratuba perde um de seus médicos, um de seus guerreiros na luta contra a pandemia, assim como perdeu um professor, perdeu empresários, perdeu pais e mães de família e por isso seu coração está enlutado.

Esta é uma nota oficial, mas não houve um só servidor capaz de escrevê-la de modo direto e sem lágrimas nos olhos.

 

Informaçōes Bem Paraná