Na última segunda feira dia 26 de outubro de 2020, recebemos da ASSESSOAR variedades de sementes crioulas. Parceria essa estabelecida junto a Associação Sócio Ambiental Indígena Kaingang Guarani – ASAIKG.

A relação dos povos indígenas com as sementes crioulas é muito antiga, foram os povos nativos que domesticaram várias espécies de sementes que conhecemos hoje como exemplo, milho, amendoim entre dezenas de outras espécies.

São consideradas sementes crioulas aquelas sementes que não sofreram modificações genéticas por meio de técnicas, como melhoramento genético (TRINDADE,2006).

As sementes representam muito mais que fontes nutricional na alimentação elas representam resistência, lutas, inspiração e cultura para os povos indígenas.
Dessa forma buscamos incentivar e reforçar ainda mais o cultivo dessas sementes dentro do território indígena de Mangueirinha.

Um dos objetivos é fazer sistemas menores de plantios fazendo com que as famílias envolvidas possam futuramente fazer parte dos sistemas de sementes crioulas em todo o Brasil. Tornando as mesmas novamente guardiões das sementes da Terra Indígena Mangueirinha e fortalecendo esse resgate entre os povos.

Para aquisição das sementes fazer contato com a ASAIKG para obter as orientações técnicas e fazer o cadastramento e registro fotográfico, inclusive da área onde vai ser plantada as sementes.

Por ASAIKG
Fotos: ASSESSOAR