Em 2021, a rede estadual do Paraná oferecerá 23.415 vagas em 669 turmas no conhecido “ensino médio técnico”. Os cursos são divididos em três opções: Integrado, junto com o Ensino Médio, com quatro anos de duração, com 8050 vagas em 230 turmas, Formação de Docentes, com 4515 vagas em 129 turmas e o Subsequente, para quem já concluiu o Ensino Médio, com 10.850 vagas em 310 turmas. Curitiba é a cidade com mais vagas no Estado. Segundo dados da Secretaria de Estado de Educação e Esportes (SEED), na Capital são 2240 vagas em 64 turmas, divididas em Subsequente (875 vagas em 25 vagas), Formação de Docentes (com 105 vagas em 3 turmas) e Integrado (com 1260 vagas em 36 turmas). Enquanto em alguns colégios, como o Colégio Estadual do Paraná (CEP), conseguir entrar é quase um vestibular com concorrência alta, em outros, há vagas sobrando. Quem tem interesse deve se apressar, porque as inscrições vão até o dia 20 de novembro.

O Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, localizado no bairro Sitio Cercado, em Curitiba, por exemplo está com vagas abertas para cursos técnicos para o ano de 2021. As inscrições podem ser realizadas neste mês novembro e as aulas iniciam em fevereiro. Na categoria dos Integrados, o colégio oferece curso de Formação de Docentes, de manhã e de noite, e Administração, pela manhã. Já para a categoria Subsequente noturno, com duração de 1 ano e meio, há vagas no curso Administração. Para se inscrever num dos cursos, basta preencher o formulário disponível: https://forms.gle/sRVtdSpcjqwn74c56. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3349-2124 ou pessoalmente na Secretaria da Escola.

No Colégio Pedro Macedo, no bairro Portão, há 500 vagas, sendo 200 nos cursos técnicos integrados diurnos (Administração, Informática e Secretariado) destinados aos alunos que concluíram o Ensino Fundamental, com duração de 4 anos, e 300 vagas nos cursos técnicos Subsequentes noturnos (Administração, Informática, Secretariado e Segurança do Trabalho), destinados aos alunos que já possuem Ensino Médio completo, com duração de 1 ano a 1 ano e meio. As inscrições são realizadas online até dia 20 de novembro, preenchendo o formulário do Integrado: https://forms.gle/gS2rtQH8HZEuzqSs7 e do subsequente: https://forms.gle/Zh7beduBgAdMcuhZ9. Maiores informações podem ser obtidas no site do colégio ctapedromacedo.seed.pr.gov.br ou através do email secpedromacedo@hotmail.com

O Colégio Estadual do Paraná (CEP) oferece vagas do Subsequente para Técnico em Administração Noturno, Técnico em Edificações Noturno, Técnico em Informática Noturno,Técnico em Produção de Áudio e Vídeo Noturno, Técnico em Saúde Bucal Noturno. As inscrições podem ser feitas no http://www.cep.pr.gov.br/sites/cep/arquivos_restritos/files/documento/2020-10/edital_003_educacao_profissional_subsequente_2021-1.pdf . Já para o Ensino Médio Integrado, há vagas para Técnico em Edificações, Técnico em Prótese Dentária e Técnico em Teatro Tarde. Neste caso, as inscrições são no http://www.cep.pr.gov.br/sites/cep/arquivos_restritos/files/documento/2020-10/edital_004_educacao_profissional_integrada_2021.pdf.

Como saber quais colégios disponibilizam ensino técnico

A lista de colégios que oferecem cursos técnicos pode ser vista no http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2019-12/cursos_tecnicos_autorizados_2020.pdf. O arquivo é de 2020, mas a lista está praticamente igual. Quem está em dúvida deve entrar em contato com a Secretaria: (41) 3340-1500.

Documentos para se inscrever

Histórico escolar com conclusão do ensino médio (para curso subsequente – original e cópia)

Histórico escolar com conclusão do ensino fundamental (para curso integrado – original e cópia)

RG e CPF

Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia)

Comprovante de residência (original e cópia)

Declaração de vacinação (para estudantes até 18 anos

Informações bem Paraná