Mangueirinha está vivendo um desafio voluntário para a transformação do presente e do futuro. A iniciativa faz parte do Plano de Retomada da Economia realizado pela Prefeitura Municipal de Mangueirinha, com apoio da ACIMAN – Associação Comercial e Empresarial de Mangueirinha e do Sebrae Paraná. Os trabalhos do Plano de Retomada iniciaram em agosto e envolve um grupo gestor oito líderes e consultor especialistas que estão atuando nas frentes de Comunicação, Inovação e Empresarial.

Houve a formação da Força Tarefa , composta por 20 líderes da iniciativa pública e privada que se juntou ao grupo gestor e que em sua primeira ação viabilizou uma ampla pesquisa sobre os desafios econômicos de Mangueirinha e a compreensão dos impactos gerados pela pandemia do Covid 19 no município, o que serviu de base para a tomada de decisão sobre projetos e ações.

A pesquisa foi realizada com amplo levantamento dos impactos do Covid e construção de propostas estruturantes de ação. Segundo o prefeito, Elídio Zimermann de Moraes entre os primeiros passos foram intensificadas as orientações de acesso facilitado ao crédito para os empreendedores; e houve um trabalho de orientação sobre cuidados com a inadimplência e ações para a redução do pessimismo. “Pelo que percebemos deu certo: sem dúvidas Mangueirinha superou a primeira onda do Covid com uma economia aquecida, com a ressalta de alguns setores pontuais que, naturalmente, foram afetados.”

Segundo o prefeito “trabalhar com o Plano de Retomada tira as lideranças do imobilismo para entrarem no protagonismo voltado a transformação do futuro do município. São ações que dão uma base consistente na condução de propósitos e objetivos que ajudam na construção e na melhoria do ambiente de negócios.”

A partir da pesquisa envolvendo a aplicação de 421 questionários e levantamento de dados secundários oficiais houve o estabelecimento de eixos para a retomada:

De Inovação – Com esforços para inserir o município no circuito da inovação buscando o desenvolvimento de negócios e atividades que permitam ganhos com valor agregado e elevação na competitividade tendo como líderes Alex Adriano Bizzotto, Carlos Colla, Josiano Pazio, Leonan Moura, Maikon Ivo e Tereza Adelaide Moraes Costa, tendo como consultor especialista – Elizandro Ferreira.

De Comunicação – Concentração de esforços para a comunidade perceber que com o empenho de cada um é possível alcançar prosperidade. Tanto que o grupo da Comunicação está lançando a “Campanha Aqui tem Futuro, empreender, trabalhar, inovar e consumir em Mangueirinha geram prosperidade para você e sua gente”. Os membros da Coordenação do Grupo de Comunicação, Nicole Caroline Maia de Almeida, Sintia Mara dos Santos, Maicon Bruno dos Santos, Jacqueline Boligon e Jocelio Nogueira Kelin elaboraram uma série de frentes de ações fazendo com que a comunidade de Mangueirinha perceba pelos próprios empreendedores que é possível alcançar amplo sucesso, num verdadeiro trabalho de resgate de algo que é real: Mangueirinha oportuniza desenvolvimento. O Grupo tem como consultor especialista Marcelo Dalle Teze.

O Eixo Empresarial tem como consultores especialista – Maria Auria, Adilson Santos, Claudocir Conceição e Marcelo Dalle Teze. O grupo visa apoiar os empresários no sentido de potencializar a qualificação em gestão, no atendimento e criar novas oportunidades de negócios, diante de um perfil de consumo diferente. Está trabalhando com três sub grupos:

Núcleo empresários – com os líderes Mário Sérgio Pazio, Rosangela Almeida, Caciano Gemmi, Júlio Cesar Andrade dos Santos, Gerson Barp coordenam as ações e acreditam que o despertar de uma nova consciência para quem está estabelecido gera grandes perspectivas, assim como incentivar quem tem vocação para empreender.

– Núcleo cooperativismo, liderado por Sintia Santos, Evandro Ferreira Chaves e Lucimar Piccolo que trabalham para a criação e desenvolvimento de uma Cooperativa de Agricultura Familiar e Agroecológica.

Núcleo de Compras Públicas – formado por Dorli Netto, Roseli Telles e Débora de Mello que trabalha para a criação e divulgação de um Caderno de Oportunidades para os empresários do município e sensibilização e treinamento dos empresários para participarem dos editais do município.

O Sebrae trouxe recentemente um dos mais experientes consultores em turismo, Anery Baggio Junior que expos sobre as oportunidades que o turismo pode proporciona a um território. A apresentação despertou o interesse dos participantes e o desejo em aderir a uma frente que poderá ser estratégica e transformadora para a economia. Para o presidente da Aciman – Associação Comercial e Empresarial de Mangueirinha, Caciano Gemmi o Plano de Retomada da Economia está envolvendo ampla participação da sociedade e terá efeitos transformadores. “A expectativa é de que a sociedade entenda que a solução transformadora está nela mesma, consumindo aqui, investindo aqui e acreditando no potencial e na qualidade de vida que nossa cidade entrega.”

Maria Auria Mulhmann, gestora regional de Negócios Institucional e Liderança do Sebrae agradece ao prefeito, a direção da ACIMAN e aos integrantes da força tarefa da Retomada pelo empenho e foco verdadeiro em ver transformadas realidades. “Estamos convictos de que é possível transformar a partir de um novo movimento das próprias lideranças comunitárias”. “As sementes que plantamos hoje são as flores que iremos colher amanhã. Por isso essa mobilização fará toda a diferença no município.”

O vice-prefeito de Mangueirinha, Leandro Dorini vê positivamente a mobilização e entende que Mangueirinha entrega e oportuniza muito a quem acredita no município. “Estamos certos que o município reúne vantagens diferenciadas para quem empreende e tem, de fato, muito futuro para quem opta por aqui viver e empreender.”

 

Informções Assessoria do Núcleo De Comunicação