O NPDiário informa que o secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ao mencionar o Chefe da Casa Civil, Guto Silva, o chamou de senador. O deputado Alexandre Curi (PSB), antecipou que apoiará o amigo para a câmara alta. Mas, coube ao presidente da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro, Hiroshi Kubo (PSD) lançar a pré-candidatura de Silva ao Senado.

Consultado antes do evento, Guto admitiu que tem sido procurado por lideranças de todos os segmentos pedindo que concorra ao cargo, que terá apenas uma vaga disponível, com a saída de Álvaro Dias. O mandato é de oito anos, o maior do país. O pleito está marcado para o dia dois de outubro de 2022.

“Prefeitos e vereadores principalmente têm me procurado, mas quem decidirá será o governador Carlos Massa Ratinho Junior”, assinalou Silva.

Guto é empresário, atuando na área de comércio exterior, rede de varejo e franquias, consultor internacional de empresas, do Sebrae/PR. Como trader e consultor internacional de negócios já esteve em mais de 65 países na Ásia, África, América do Sul, América Central e do Norte, Europa e no Oriente Médio, desenvolvendo canais de abastecimento e estruturação de projetos e realizando negociações comerciais. Morou na Inglaterra, Portugal e Espanha e foi coordenador do CDTIS (Centro de Desenvolvimento de Inovação do Sudoeste).