Um avião com 242 pessoas a bordo caiu nesta quinta-feira, dia 12, na Índia, perto do aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste do país. O acidente ocorreu no início da tarde no horário local — manhã desta quinta no horário de Brasília. As autoridades da Índia informaram que, “aparentemente”, não há sobreviventes.
Segundo a polícia local, 204 corpos foram recuperados, e entre as vítimas há passageiros e pessoas atingidas em solo. O jornal “Indian Express” afirmou, com base em fontes policiais, que não há sobreviventes.
Conforme as autoridades indianas, dos 242 que estavam a bordo, 232 eram passageiros e 10 membros da tripulação. Havia passageiros da Índia (169), Reino Unido (53), Canadá (1) e Portugal (7).
O avião era um modelo da Boeing 787-8 e caiu pouco depois da decolagem. De acordo com o controle de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad, a aeronave emitiu um chamado de emergência e logo perdeu o sinal com a torre de comando.
A aeronave caiu em uma área residencial, segundos após a decolagem, em uma região próxima ao aeroporto. O voo era operado pela Air India e tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido. Mais de 50 britânicos estavam a bordo.
O Rei Charles III fez uma publicação no X para lamentar a tragédia. “Minha esposa e eu ficamos extremamente chocados com os terríveis acontecimentos em Ahmedabad nesta manhã. Nossas orações especiais e a mais profunda solidariedade possível estão com as famílias e amigos de todos os afetados por este incidente terrivelmente trágico em tantas nações, enquanto aguardam notícias de seus entes queridos. Gostaria de prestar homenagem especial aos esforços heróicos dos serviços de emergência e a todos aqueles que prestam ajuda e apoio neste momento tão doloroso e traumático”, escreveu.
Segundo a plataforma de monitoramento FlightRadar24, o avião perdeu a comunicação logo após decolar, a uma altura de cerca de 190 metros em relação ao solo. Um porta-voz da polícia indiana afirmou à imprensa que a aeronave caiu em cima de um alojamento de médicos.
Um morador que presenciou a queda do voo da Air India descreveu à PTI, a maior agência de notícias da Índia, que havia “corpos e destroços espalhados por toda a parte”.
“Eu estava em casa quando ouvimos um estrondo enorme. Quando saímos para ver o que tinha acontecido, havia uma nuvem de fumaça espessa no ar. Quando chegamos aqui, corpos e destroços da aeronave estavam espalhados por toda parte”, afirmou o morador.
Fonte: Oeste Mais