COSEMS valida proposta do Governo do Estado para iniciar vacinação de trabalhadores da Educação

2

O Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) validou, por maioria, a proposta de alteração no Plano Estadual para iniciar a imunização dos trabalhadores da Educação contra a Covid-19.

Em reunião realizada nesta quarta-feira (6), com a participação de diretoria e presidentes dos Conselhos Regionais de Secretários Municipais de Saúde (Cresems), a entidade agora chancela a proposta do Governo do Estado ampliar o grupo prioritário de forma antecipada, assim como aconteceu com as forças de segurança.

“ENTENDEMOS A PROPOSTA DO GOVERNO DO ESTADO E VALIDAMOS COM OS SECRETÁRIOS DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS.. COMO AGORA ESTAMOS INICIANDO AS COMORBIDADES, ENTENDEMOS A VIABILIDADE DESTA VACINAÇÃO SIMULTÂNEA, ATÉ PORQUE TEMOS MUITOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO QUE TAMBÉM SE ENQUADRAM NESTA SITUAÇÃO. ALÉM DE SER O INÍCIO DE UMA POSSIBILIDADE DE RETOMADA SEGURA DAS AULAS. ACREDITO QUE SEJA UM AVANÇO O QUE DEFINIMOS AQUI”, AFIRMOU O PRESIDENTE DO COSEMS, IVO LEONARCHIK.

Ele ressaltou ainda que a antecipação da vacinação dos trabalhadores da Educação é uma posição efetiva do Estado em acelerar os grupos prioritários que constam no Plano Estadual de Vacinação e no Programa Nacional de Imunização (PNI).

O Paraná já inicia a vacinação de pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas, pessoas com deficiência permanente nos novos lotes de doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

Agora a proposta deverá ser pactuada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com representantes municipais e a Secretaria de Estado da Saúde.