Metade dos 0x0 do Marreco foram contra times de Nei Victor

103

Técnico do Mangueirinha foto

Quarta, o empate diante do Mangueirinha foi apenas o oitavo jogo sem gols da história do Verde-preto.

Se no futebol uma partida sem gols é sinônimo de tédio, no futsal o placar costuma acontecer uma a cada cem vezes. Prova disso é que, somando os 494 jogos disputados nas três divisões do Campeonato Paranaense — Ouro (76), Prata (104) e Bronze (182) — e da Liga Nacional (132), apenas quatro terminaram zerados. Percentual de 0,8%. Um deles foi o duelo, até então inédito, entre Marreco e Mangueirinha, quarta-feira, 21, no Ginásio Arrudão, pela elite do estadual.

Resultado não ocorria há quatro anos

De 2008 para cá, o Verde-preto disputou 768 partidas, com 0x0 somente em oito — ou seja, 1,04 %. O resultado não ocorria há quatro anos, quando os beltronenses foram até Matelândia duelar com o Aymoré, pela Série Ouro. O primeiro confronto sem bola na rede do clube foi registrado em 2011, também pelo Campeonato Paranaense, no Oeste do Estado, diante do Estado.

Vai aí outra curiosidade: dos oito 0x0, quatro foram diante de equipes comandadas por Nei Victor. O atual técnico do Mangueirinha dirigiu, também, o Cascavel em dois compromissos de 2016 e um de 2014.

“É apenas uma coincidência. Quarta o 0x0 foi pouco, poderia ser 1×1, 2×2, mas as equipes não foram eficientes na definição das jogadas. O placar não condiz com jogo, como nas vezes de Cascavel e Marreco, em que se perdia muito gol e os goleiros jogavam muito bem”, opina Nei.

O treinador beltronense fez uma análise sobre o último resultado parecida à do colega de profissão.  “O 0x0 no futsal é estranho, pela dinâmica da modalidade, de decisões rápidas, diferente do campo. Então quando acontece um jogo sem gols, chama a atenção. Sobre o Nei, são épocas diferentes. Ele veio com proposta de marcar meia-quadra. Sabendo de nossa reformulação, talvez, tenha optado por jogar assim. É válido. São estratégias. Criamos oportunidades, mandamos bola na trave, paramos no goleiro.”

Técnico do Marreco em 2008 e atualmente comentarista da Ação TV, Arno Ribeiro afirma que o placar final foi influenciado pela proposta dos dois times. “ Imaginei que seria um placar dilatado. O Nei tem um respeito enorme pelo Marreco, no passado teve disputas acirradas aqui. A equipe dele tem dois atletas que jogaram a Ouro. Ele sabia que o empate seria bom. O Marreco, talvez com o pensamento na LNF, pôde poupar jogadores, colocar o André pra dar ritmo de jogo, mas teve superioridade. Empate ótimo pro Mangueirinha.  O 0x0 é raro porque o futsal é o jogo do gato e rato, uma hora ataca, noutra defende. O Marreco deve ter ‘n’ oportunidades, mas os goleiros estiveram em boa-noite.”

Os 0x0 na história do Marreco

  • 2011 – Palotina – Fora – Série Ouro;
  • 2012 – Copagril – Casa – Série Ouro;
  • 2014 – São Lucas – Casa – Série Ouro;
  • 2014 – Cascavel – Em Toledo – Jogos Abertos;
  • 2016 – Cascavel – Casa – Série Ouro;
  • 2016 – Cascavel – Casa – Liga Nacional;
  • 2019 – Aymoré – Fora – Série Ouro;
  • 2023 – Mangueirinha – Casa – Série Ouro.

Os 0x0 na temporada de 2023

  • Marreco 0x0 Mangueirinha – 21/6 – Série Ouro;
  • Minas Tênis-MG 0x0 Assoeva-RS – 15/6 – Liga Nacional;
  • Ampere 0x0 Umuarama – 26/4 – Série Ouro;
  • Pato 0x0 Umuarama – 22/3 – Série Ouro.

Em jogos oficiais

  • Série Ouro – 76 partidas – Três 0x0;
  • Série Prata – 104 partidas – nenhum 0x0;
  • Série Bronze – 182 partidas – nenhum 0x0;
  • Liga Nacional – 132 partidas – Um 0x0.

“Eles tinham que ganhar, têm maior investimento”

Nei confirmou ter preparado o MEC para jogar com uma postura contida. “Fomos marcar e jogar no contra-ataque, pois o Marreco é muito rápido, então, se marcássemos alto sofreríamos muito, porque tem uma transição bem-feita. Quem sobe a marcação contra eles leva gol. Eles tinham que ganhar, têm maior investimento, são time de Liga, e somamos um ponto que nos ajuda na tabela de classificação.”

Situação na Série Ouro

Somando um de três pontos possíveis, o Marreco permanece em quarto lugar no Grupo A, com 12 pontos, sem a sonhada vice-liderança. O Mangueirinha chega a 14 pontos, ganha uma posição e agora é quarto no Grupo B.

Domingo, 25, os beltronenses vão a Venâncio Aires (RS) medir forças com a Assoeva, pela 12ª rodada da Liga Nacional de Futsal. O confronto começa às 14h.

No Paranaense, a equipe volta à quadra somente no dia 4 de julho, fora de casa, diante do Umuarama. Amanhã, 24, novamente pelo estadual, o MEC jogou contra Campo Mourão empatou 4 x4.

Informações  jb