O médico infectologista Philipe Bellinati, atua na linha de frente contra a Covid-19, contou na live que o perfil dos pacientes internados no começo da pandemia para agora, mudou. No ano passado recebíamos mais pacientes idosos internados ou com comorbidades, acima de 50 anos, muitos na faixa de 70 a 80 anos.
Do final do ano até o momento, percebemos cada vez mais jovens sendo entubados. Pessoas de 18, 22, 34 anos entubadas. O padrão agora é de 20 a 40, 50 anos. Já é possível perceber, na prática, que a vacinação contra a Covid-19 está surtindo efeito positivo.
Os idosos praticamente não estão sendo internados, quem está sendo internado agora são os pacientes mais novos, que não foram vacinados ainda. Os pacientes vacinados praticamente não estão sendo internados mais. É importante usar máscara facial, álcool a 70%, e evitar festas e aglomerações, pois boa parte da população ainda não está vacinada.
O médico infectologista Philipe Bellinati, atua na linha de frente contra a Covid-19, é plantonista das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Covid do Hospital Universitário (HU) e do Hospital Evangélico, professor de infectologia do HU e coordenador da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Evangélico.
(Com informações da prefeitura de Londrina)