Sudoeste vacina mais de quatro mil pessoas contra covid-19

1

VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 EM PATO BRANCO CRÉDITO: ASSESSORIA PREFEITURA DE PATO BRANCOEsse número é ainda maior, porém, devido a problemas no site do Ministério da Saúde é impossível quantificar quantos são os imunizados até o momento na região

De acordo com dados de sexta-feira (22), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), 4.680 pessoas receberam a aplicação da vacina contra a covid-19 na região sudoeste do Paraná.

Deste total, 2.921 foram aplicadas nos 15 municípios da 7ª Regional de Saúde e 1.759 em 27 localidades de abrangência da 8ª RS. Na primeira remessa de imunizantes entregues na região, foram distribuídas as vacinas CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

Ao Diário do Sudoeste, no fim da tarde de ontem (25), a Sesa informou que o número de imunizados na região é maior do que o contabilizado na sexta. Porém, devido a problemas no site do Ministério da Saúde é impossível saber quantos são os vacinados até o momento nas duas regionais de saúde. A Secretaria informou apenas que os imunizados no Paraná já somam 60.912 pessoas.

Novas doses

No domingo (24), mais 4.260 doses de imunizantes contra a covid-19 foram entregues na região Sudoeste — desta vez doses desenvolvidas pela Universidade de Oxford em parceria com o Laboratório AstraZeneca.

Como as vacinas foram distribuídas nos prédios da 7ª e 8ª Regionais de Saúde, ainda no domingo, as aplicações já tiveram início na manhã de ontem.

Terceiro lote

O Paraná recebeu nessa segunda-feira um novo lote de vacinas contra a covid-19 com 39.600 doses. É o terceiro lote de vacinas que chega ao Estado em uma semana. O imunizante é o Coronavac e será usado, prioritariamente, na proteção dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia, já que a Secretaria de Estado da Saúde confirmou que finalizou o processo de vacinação de dois importantes setores dentro do grupo prioritário que compõe essa primeira etapa.

De acordo com a Saúde, todos os 12.224 idosos com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência para idosos (ILPI) e os 10.565 índios que residem em terras demarcadas receberam a primeira dose da proteção. Após revisão por parte do Ministério da Saúde, a secretaria estima em 303 mil pessoas os profissionais da saúde no Paraná. A distribuição deste novo lote para as 22 Regionais de Saúde vai começar nesta terça-feira (26).

Pato Branco

Até sexta-feira, conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, 1.193 pessoas haviam sido vacinadas contra a covid-19 — o que representa a imunização de 35, 53 % do total do grupo de trabalhadores da saúde que devem ser vacinados. Conforme a Secretaria, a meta é vacinar 90% desses trabalhadores.

Na primeira leva de vacinas aplicadas no município, foram imunizados os idosos residentes no Lar dos Idosos São Vicente de Paulo e no Lar de Idosos Aconchego; profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a doença na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no Hospital Policlínica, no Hospital São Lucas e na Secretaria de Saúde.

Conforme a Secretaria, Pato Branco recebeu 1.472 doses da CoronaVac. Desse total, conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Emanoeli Stein, houve seis perdas técnicas, “vacinas com desvio de qualidade”, e sobraram 274 frascos, que atenderão mais profissionais da saúde.

Das doses encaminhadas pelo Governo Estadual à 7ª Regional de Saúde no domingo, 630 foram encaminhadas a Secretaria Municipal de Pato Branco.

Com as novas vacinas, serão imunizados os trabalhadores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), de funerárias, da rede de laboratórios que realizam a coleta de pacientes sintomáticos, das clínicas de radiologia e restante dos funcionários de hospitais.

 

Por Jéssica Procópio do Diário do Sudoeste