Ter um pet é um ato de amor que beneficia não só os bichinhos, mas também os seres humanos. Os laços de afeto dessa relação têm um grande impacto na saúde mental das pessoas que possuem um animal de estimação.
Uma pesquisa realizada por importantes institutos revelou que 80% das pessoas se sentem menos sozinhas na companhia de um pet. Ou seja, além da troca de carinho, cães e gatos também ajudam a lidar com problemas como a depressão.
A lista de benefícios não para por aí. Os bichinhos também colaboram para a redução da timidez e facilitam a socialização. Vinte e seis por cento dos entrevistados alegam ter um animal de estimação justamente por fazer bem à saúde mental.
Essa relação tão genuína assemelha-se aos laços entre mães e filhos. Uma das últimas descobertas científicas, publicada pela revista Science, é que os cachorros amam seus donos com o mesmo amor que o bebê sente pela sua mãe. A ciência também já comprovou que a convivência com um mascote, olhá-los nos olhos, brincar ou acariciar, produz forte dose de oxitocina, a chamada “molécula do amor”.
informações da revista viver bem